Tomar suco de laranja natural engorda? Veja a verdade!

Entre as melhores coisas da vida está tomar um suco de laranja, bem gelado, feito na hora, em uma tarde de calor escaldante… O suco de laranja é o suco preferido dos brasileiros. A grande questão é que a maioria das pessoas toma o suco de laranja acreditando que o mesmo vai ajudar a tornar a pessoa mais saudável, mas será que é bem assim mesmo?

Como nosso corpo responde ao suco de laranja? Será que tomar suco de laranja natural engorda?

Suco de laranja engorda?

Nenhum alimento engorda, engordar ou emagrecer é uma combinação de fatores. Os principais são a quantidade de calorias que você come e a resposta que a comida causa no seu corpo.

Diante desses fatores, encaramos duas possibilidades que podem fazer você engordar:

1 – Comer mais calorias do que você precisa: Quando você excede as calorias frequentemente, seu corpo precisa estocar a energia em algum lugar, acumulando o excesso no tecido adiposo.

2 – Resposta fisiológica/hormonal: Dependendo da qualidade do alimento que a gente come, nosso corpo tem respostas diferentes, utilizando os diferentes nutrientes de maneiras específicas. Gorduras, proteínas e carboidratos são utilizados de formas diferentes.

Carboidratos quando consumidos em excesso, elevam os níveis de açúcar no sangue e “chamam” o hormônio insulina. A insulina é responsável por retirar a glicose do sangue e armazenar a mesma em outros tecidos, estimulando o anabolismo (dos músculos e da gordura).


Agora você já sabe os dois caminhos mais comuns para uma pessoa engordar e podemos começar a analisar se tomar suco de laranja engorda ou não.

Para começar, um copo de 200ml de suco de laranja natural tem 94 calorias. O que a primeira vista pode parecer pouco, quando consumido frequentemente começa a se tornar um valor bem representativo no nosso dia a dia. Uma pessoa que tome um copo no café da manhã, dois no almoço e um na janta por exemplo, ao fim do dia tomou 376 calorias só de suco de laranja.

Em segundo lugar, qual a resposta do suco de laranja em nosso corpo. Os mesmos 200ml trazem cerca de 22 gramas de carboidratos, equivalente a duas colheres de sopa de açúcar. E como a gente viu, os carboidratos em excesso são um aviso para ativar a insulina e estocar a energia ingerida em forma de gordura.

Olhando assim, a gente pode ver que apesar da fama em muitas dietas, o suco está longe de ser o santo da história e ao contrário do que muita gente fala, beber suco de laranja natural engorda sim, principalmente se consumido em uma dieta descontrolada e com excessos.

Suco de laranja é saudável?

Apesar de engordar, será que o suco de laranja natural é saudável?

Essa resposta é muito relativa pois depende o ponto de vista. Para uma pessoa que toma frequentemente refrigerante, a troca para o suco de laranja natural pode ser um avanço enorme e muito saudável.

Mas, aqui vamos olhar de um ponto de vista geral algumas das características do suco de laranja natural:

  • Rico em açúcar

Precisamos de mais que uma laranja para fazer um copo de suco de laranja natural, e no fim retiramos todo o suco e o açúcar dessa laranjas, deixando de lado as fibras que a gente consome quando come a fruta inteira. Justamente a fibra que não consumimos seria a responsável por frear um pouco todo o açúcar presente nela.

  • Calorias

Ao contrário de outras bebidas que não tem calorias, ao beber suco de laranja você está acrescentando mais calorias na sua dieta ingerindo líquidos, o que é uma péssima ideia para quem quer perder peso.

  • Nutrientes

Esse é o principal benefício quando comparamos o suco de laranja natural ao suco em pó ou refrigerantes. O suco de laranja natural contém alguns nutrientes importantes para a nossa saúde, como a vitamina C, citratos e flavonóides por exemplo.


Diante desses fatos, como vocês podem ver, não vale a pena tomar o suco de laranja natural em busca de saúde. É claro que o suco de laranja natural é muito melhor que outras bebidas industrializadas e nem se compara ao refrigerante por exemplo.

Eu mesmo, de vez em quando me permito beber um bom suco natural sem nenhum peso na consciência. A grande questão é que quando você estiver com vontade, prefira comer a laranja ao invés de beber o suco.

Qual a melhor opção de bebida?

Bom gente, como a gente viu, o suco de laranja natural está longe de ser a melhor escolha quando estamos falando de saúde e emagrecimento, mas nesses casos, quais seriam boas escolhas de bebidas para quem quer emagrecer e perder peso?

Em primeiro lugar, a nossa sagrada água que contém 0 calorias e é a melhor bebida para você se hidratar e manter seu corpo funcionando de maneira adequada, sem acrescentar mais calorias à sua dieta. Além da água existem outras bebidas como o café e chás que não contém calorias.

Depois dessas opções, podemos encaixar sucos naturais de frutas que possuem menos açúcar que a laranja, e aí aparecem opções como o limão e o morango.

E a vitamina C?

Muita gente toma o suco de laranja natural com o pretexto de que precisa de vitamina C para sua saúde, para não pegar resfriados, mas você sabia que a laranja está longe de ser a melhor opção quando falamos em vitamina C?

Alimentos como couve, pimentão, morango, mamão, limão, acerola, goiaba, e muitos outros também fornecem ótimas doses de vitamina C além de outros nutrientes super importantes para sua saúde.

 

Be the first to comment on "Tomar suco de laranja natural engorda? Veja a verdade!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.