Tomar Café Faz Mal pra Saúde? – Descubra os Malefícios do Café!

Quem acompanha o blog já deve saber que eu sou apaixonada por café, já virou tradição aqui na minha empresa, toda tarde a gente faz uma pausa para tomar um cafézinho e bater um papo e é um ritual que faz muito bem. Mas quando falamos da bebida propriamente dita será que tomar café faz mal pra saúde?

.

Café faz Mal a Saúde?

Esse assunto é extremamente contraditório, por muito tempo o café era olhado com maus olhos, mas recentemente a ciência vem avançando cada vez mais e confirmando diversos benefícios do café, mostrando que ele é um poderoso antioxidante com muitas propriedades interessantes.

Se você quiser conhecer um pouco mais dos benefícios do café, clique aqui.

Mas apesar de ter diversos benefícios e de deixar a pele e cabelos mais bonitos, é inegável dizer que em certas situações o café realmente pode fazer mal. Por isso é preciso tomar cuidado e evitar os problemas onde o café realmente pode trazer malefícios para sua saúde.

Tomar Café em Excesso pode fazer mal a saúde

Bom gente, o café quase sempre é responsável por fazer muito bem a nossa saúde, a cafeína, os elementos antioxidantes e outros nutrientes ajudam em várias funções do organismo, nos deixam mais centrados e focados, aumenta o metabolismo e ajuda até mesmo a prevenir o envelhecimento combatendo radicais livres, mas o problema começa quando tomamos café em excesso.

É aquela velha frase que diz que tudo em excesso faz mal, e com o café não é diferente. Se for tomado em excesso o café faz mal para a saúde sim, ele pode causar vício e dependência, insônia, dores de cabeça, ansiedade e outros problemas também.

Mas o que seria café em excesso, a partir de quantos xícaras por dia estaríamos passando dos limites considerados seguros e benéficos?

Essa questão é muito pessoal e vai variar conforme a pessoa, mas normalmente o excesso acontece quando a pessoa não consegue se imaginar vivendo um dia normal, trabalhando ou estudando sem consumir café. Se você chegou a esse ponto, o ideal seria fazer um jejum de uma semana sem tomar café.

Agora se você anda tomando 3 ou 4 copos de café, não há muito com o que se preocupar desde que você se mantenha atento as regras que vamos falar abaixo:

Insônia

A insônia é um dos destaques quando falamos do consumo de café, por conter bastante cafeína um copinho de café pode ser suficiente para tirar o nosso sono dependendo da sensibilidade da pessoa a cafeína e do horário consumido.

Para saber se o café pode prejudicar o seu sono, é só na base do teste mesmo, as recomendações são para evitar o consumo após as 18 horas.

Copo Plástico

Outra questão preocupante que pode fazer com que o café faça mal para a saúde não é diretamente relacionada ao café, mas a maneira como consumimos ele. Cada vez mais as pessoas tomam seu café em copos plásticos e isso é muito perigoso.

Quando o café está muito quente, ao entrar em contato com o plástico pode ocorrer a liberação de uma substância tóxica no copo que é cancerígena. Claro que um café ocasional não vai ser a causa de um câncer, mas quando o copo plástico vira um hábito ele pode virar perigoso.

Por isso, a partir de hoje se acostume a levar sua própria xícara para o escritório, assim você previne o câncer e ainda ajuda o meio ambiente…

café pode fazer mal para a saúde

Açúcar

O Açúcar é outro fator que nos permite afirmar que o café faz mal para a saúde, mesmo que ele não tenha culpa nenhuma. Ao contrário do café que é um grão super poderoso e cheio de benefícios, o açúcar é um verdadeiro vilão para nossa saúde.

Cada vez mais malefícios são descobertos do açúcar, então o ideal é aprender a tomar o café preto mesmo, sem açúcar nem adoçantes.

Sensibilidade a Cafeína

Existem algumas pessoas que tem uma sensibilidade acima do normal a cafeína, e para essas pessoas tomar café pode fazer muito mal, trazendo muito desconforto.

Mas quem sofre com essa intolerância consegue identificar facilmente e prontamente cria uma aversão ao café, então se até hoje você continua bebendo café não há com o que se preocupar.

malefícios do café - prejudica a saúde

Problemas com Úlcera

Então, ainda existe muita contradição em relação a possibilidade de o café causar úlcera ou outros problemas digestivos, mas as evidências até o momento apontam que isso é um mito.

Porém, se você já sofre com gastrite, úlcera ou outros problemas no sistema digestivo, o café pode acabar atrapalhando e causando dores sim, principalmente se for bebido muito quente.

Portanto se você tem problemas estomacais o melhor é evitar.

Problemas no Fígado

Como vimos acima, existem situações onde o café faz mal para a saúde realmente, porém muito mais era jogado em cima do café há pouco tempo atrás. Por muito tempo o café era responsabilizado por causar problemas no fígado, mas esse é um dos grandes mitos do café.

Atualmente pesquisadores realizaram diferentes pesquisas e os resultados foram surpreendentes e contraditórios com tudo que se acreditava até então, foi comprovado que o café não faz mal pra saúde do fígado, inclusive ele ajuda a combater doenças como a esteatose hepática.

Veja mais informações sobre os benefícios do café para o fígado.

Pode Causar Câncer?

Algumas pessoas ainda espalham que o café pode causar câncer, mas na verdade isso é mentira desde que tomamos cuidado com alguns detalhes que realmente podem fazer do hábito perigoso, porém o café não tem culpa alguma.

Portanto, para prevenir o câncer:

  • Não beba café em copos plásticos.
  • Não use açúcar ou adoçantes
  • Não tome a bebida em temperaturas extremamente elevadas

cafe faz mal pra saúde

Gostou de saber quando o café faz mal pra saúde?

Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Café faz mal pra saúde?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.