Pão de Queijo engorda ou não?

Eu sou suspeito para falar sobre o pão de queijo, confesso que sou apaixonado por essa delícia de Minas, mas deixando minhas fraquezas de lado, hoje temos que descobrir se comer pão de queijo engorda ou não e qual a posição da dieta Paleo Low Carb High Fat sobre ele…

O Pão de Queijo engorda?

Bom gente, quem já conhece um pouco dos princípios da dieta Low Carb High Fat e Paleo já sabe por que e como engordamos, para quem não sabe eu vou dar uma breve explicação. Cada vez que você consome algum alimento rico em carboidratos que elevam os níveis de açúcar no sangue, seu corpo produz a tão falada insulina, um hormônio que acaba fazendo com que o que você comeu se transforme em gordura que vai ser armazenada.

Por isso, o princípio da Low Carb High Fat é que devemos simplesmente evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem elevados, e como fazemos isso? Simplesmente evitando alimentos ricos em carboidrato, principalmente o trigo e o açúcar que são os maiores vilões e não fazem parte de uma boa estratégia para emagrecer.

Então, vamos fazer uma análise um pouco maior e ver se o pão de queijo engorda ou não, veja a tabela nutricional de um pão de queijo industrializado, dos que compramos na rua em lanchonetes e padarias:

Pão de queijo engorda ou não?

Ingredientes: 

Amido de mandioca: O amido de mandioca é conhecido também como polvilho, é a base para o pão de queijo e é carboidrato, não é um bom ingrediente por ser rico em carboidrato mas está longe de ser o pior deles, já que não tem glúten por exemplo.

Queijo e ovo: Esses ingredientes são ótimos para quem faz a LCHF, gordura e proteína!

Margarina vegetal: Ponto negativo, apesar de ser muita gordura, é uma gordura que preferimos ficar longe por motivos de saúde.

Outros: O sal e o leite em pó são ingredientes tranquilos para quem faz a dieta, e o açúcar é em quantidade irrelevante nesse caso mas também não agrada.

Nutrientes:

Analisando as informações nutricionais podemos ver que a quantidade de carboidratos é a maior entre todas, o que não é o ideal para quem está procurando emagrecer.

Porém a quantidade de carbo não é absurda. Temos também uma boa quantidade de proteínas e gordura, o que é interessante para os seguidores da Low Carb High Fat e para outras pessoas que não sabem o que fazer para emagrecer.

Infelizmente, neste caso temos a gordura trans que é o tipo gordura que realmente queremos distância, olhando os ingredientes, podemos ver que ela vem da margarina.

Pão de queijo engorda?

Afinal, comer pão de queijo engorda ou não?

Bom gente, depois de analisar a tabela nutricional para ver se o pão de queijo engorda muito, eu chego a conclusão que o pão de queijo industrializado (congelado ou de rua) não é a melhor opção para quem está procurando emagrecer e ser mais saudável, mas também não é o pior dos alimentos e pode ser consumido OCASIONALMENTE, principalmente se você estiver com muita fome e as outras opções forem pastéis, batata frita, doces, etc.

Eu acho válido comer um pão de queijo como “presente” depois de se dedicar por um bom tempo a uma alimentação LCHF, com muita “comida de verdade”.

Então a minha conclusão é que um pão de queijo, ocasionalmente, pode ser consumido sim, principalmente para quem já perdeu bastante peso e está satisfeito ou quase satisfeito. Já quem está começando na dieta, é melhor evitar para não travar o processo de emagrecimento e focar em alimentos melhores para conseguir perder peso.

Outras saídas:

Recebi um e-mail de um leitor falando que está fazendo a LCHF, que está perdendo peso mas de maneira muito lenta. Ele mandou uma lista com os alimentos que mais consumia e o pão de queijo estava entre eles, ele pediu se o pão de queijo engorda ou não e foi por isso que eu criei o artigo.

Eu mostrei pra vocês que ocasionalmente, comer pão de queijo não engorda, mas ele também não deve ser um dos principais alimentos que você consome…

Comer pão de queijo engorda muito?

Porém, se você for completamente apaixonado por pão de queijo, assim como eu sou, existem outras saídas, que é  fazer suas próprias receitas de pão de queijo com ingredientes melhores. Em breve vou postar minhas receitas favoritas, mas segue uma lista com os ingredientes que podem ser usados:

  • Polvilho Doce
  • Muito queijo
  • Manteiga
  • Sal
  • Ovos
  • Creme de Leite ou nata

Espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje, logo eu vou publicar um artigo com uma receita de um pão de queijo que não engorda!

Qualquer dúvida, sugestão, crítica, por favor deixe um comentário que será um prazer responder!

Um grande abraço para todos os leitores do blog!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.