O Óleo de Copaíba tem Efeitos Colaterais? – Descubra agora!

A gente já está acostumado a ser bombardeado diariamente nas redes sociais e anúncios na internet que prometem milagres de diferentes tipos de produtos, mas é preciso enxergar sempre os dois lados da moeda. Por isso, hoje decidimos mostrar quais são os efeitos colaterais do óleo de copaíba!

.

.

O Óleo de Copaíba tem Efeitos Colaterais?

Se você já leu alguma coisa por aí sobre os efeitos e propriedades do óleo de Copaíba, já deve saber que ele é uma das plantas medicinais mais usadas no planeta hoje em dia.

Entre seus benefícios podemos citar efeitos como anti-inflamatório, proteção contra o câncer e outras doenças, combate a dores crônicas como a tendinite e artrites, antisséptico, combate a bronquite e hemorroidas. Sendo que esses seriam somente alguns dos benefícios dentre muitos que dizem que o óleo de copaíba oferece.

Apesar das substâncias presentes no óleo de copaíba que seriam super benéficas para a saúde, o Óleo de Copaíba tem também efeitos colaterais e é preciso ter muito cuidado com o consumo do óleo sem uma recomendação médica, principalmente porque ainda são poucos os estudos científicos que fizeram do seu tema o óleo de copaíba.

O que sabemos é que existem algumas substâncias tóxicas presentes no óleo que podem prejudicar o organismo e causar reações adversas, portanto, todo cuidado é pouco e é preciso tomar doses extremamente pequenas para testar como o produto vai reagir no seu corpo.

Por conta dos efeitos colaterais possíveis do óleo de copaíba, ele não costuma ser indicado formalmente por médicos ou nutricionistas, mas o ideal é sempre contar com o acompanhamento de um profissional.

 

Quais são os Efeitos Colaterais do Óleo de Copaíba?

Agora que já vimos que o óleo de copaíba tem efeitos colaterais e conhecemos um pouco mais sobre ele, vamos ver quais são as possíveis reações adversas que podem ser causados quando consumirmos o óleo.

 

Alergias

Alergias são um dos efeitos colaterais mais comuns, independente de qual alimento ou substância você estiver ingerindo e com o óleo de copaíba não é diferente. Portanto, se você notar alguma reação alérgica o ideal mesmo é suspender o uso.

Desconfortos Gástricos

Por conter substâncias que são possivelmente tóxicas, um dos efeitos colaterais do óleo de copaíba são os desconfortos gástricos, aquelas dores de barriga chatas que podem ou não causar também diarreia.

Nesses casos o ideal é suspender ou diminuir bastante a dose para ver se o efeito adverso do óleo de copaíba continua.

Insônia

Algumas pessoas mais sensíveis relatam que o óleo de copaíba pode causar insônia, nesses casos o ideal é consumir o produto longe do momento do sono e também evitar outros estimulantes como energéticos e café.

oleo-de-copaiba-faz-bem

Substâncias Tóxicas – Poderiam levar à quebra de cromossomos

Esse é provavelmente um dos mais preocupantes efeitos colaterais do óleo de copaíba. Segundo alguns pesquisadores o consumo do óleo poderia levar à quebra dos cromossomos, algo que definitivamente devemos evitar.

Vômitos

Os vômitos são mais um dos efeitos que vem junto ao desconforto gástrico, principalmente se consumido em excesso e não for bem aceito pelo organismo, nosso corpo vai tentar colocar a substância pra fora já que possui uma toxicidade que definitivamente não faz bem.

efeitos adversos óleo copaíba

Como Se Proteger e evitar os efeitos adversos?

  • Não tomar mais que a quantidade normalmente recomendada.
  • Não tomar durante gravidez ou lactação
  • Diminuir a dose caso aparecem os colaterais

O que eu penso sobre o consumo do Óleo de Copaíba e seus efeitos colaterais?

Na minha mais sincera e humilde opinião, eu acredito que NÃO vale a pena consumir o óleo de copaíba.

Como vimos acima, são vários os potenciais efeitos colaterais do produto e os benefícios que são divulgados normalmente servem para melhorar uma condição que acontece por conta de uma dieta ruim, falta de sono e uma vida conduzida sem os cuidados que devemos ter com nossa saúde.

Portanto a minha recomendação é que você foque os seus cuidados com a saúde na sua alimentação, procurando comer comida de verdade como ovos, carnes, vegetais e tome cuidado para ter um sono de boa qualidade.

Esses cuidados são o ideal e suficiente para ter uma boa saúde, sem a necessidade de usar substâncias como o óleo de copaíba até que as mesmas não tenham mais evidências científicas.

óleo-copaíba-efeitos-colaterais

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Be the first to comment on "O Óleo de Copaíba tem Efeitos Colaterais? – Descubra agora!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.