Comer ovo cozido engorda? – Descubra a verdade!

O ovo cozido é um dos alimentos que mais causa discussões e controvérsias por aí, justamente por isso, hoje vamos desmistificar ele e entender um pouco mais sobre esse alimento.

Será que comer ovo cozido engorda?

Se você está lendo isso, provavelmente é porque gosta muito de ovo cozido, assim como eu. O ovo cozido é muito consumido no mundo inteiro e faz parte de qualquer dieta saudável, mas será que temos um limite de quantos ovos comer para não engordar? Será que tem um horário certo para comer o ovo?

Vamos ver tudo isso e muito mais!

De que é composto o ovo?

Para saber se comer ovo cozido engorda, antes de tudo, devemos descobrir de que ele é composto nutricionalmente, quais seus nutrientes, se ele é um alimento com muitos carboidratos e por aí vai.

A verdade é que o ovo é o segundo alimento mais rico em nutrientes, só perdendo para o leite materno. Ou seja, é um alimento super completo em nutrientes, minerais e vitaminas e é mais que necessário para quem se preocupa com uma alimentação saudável.

O ovo é rico em proteínas e também em boas fontes de gordura com pouquíssimo carboidrato, um alimento perfeito para aqueles que seguem uma dieta low carb e querem controlar a insulina!

Comer ovo cozido engorda?

Já sabemos que o ovo cozido é um alimento super completo e rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo, agora vamos ver se ele engorda ou não.

Se você já acompanha o blog faz tempo, já deve saber que os alimentos que mais engordam são os carboidratos, principalmente os refinados e industrializados.

Aqueles alimentos ricos em ingredientes químicos, farinha e açúcar são os piores quando o assunto é engordar. Isso porque eles formam um ciclo interminável que causa fome, aumenta os níveis de açúcar no sangue, causa secreção de insulina, estoca gordura e volta a causar fome.

O ovo cozido, como vimos, é rico em proteínas e gorduras que são nutrientes essenciais e muito mais difíceis de engordar do que os carboidratos refinados.

Isso porque os nutrientes do ovo não causam picos de açúcar no sangue e trazem saciedade, assim inclusive o ovo se torna um dos melhores alimentos para quem quer emagrecer.

Ou seja, comer ovo cozido não engorda, a não ser que seja consumido em um excesso exagerado e junto com alimentos ricos em carboidratos refinados.

Quando comer ovo cozido?

Muita gente também se preocupa com horários e se perguntam, será que pode comer ovo cozido a noite, devo comer ovo cozido somente na manhã, e assim seguem as perguntas…

A verdade é que não existe horário correto para se comer ovos cozidos, eles podem ser consumidos a qualquer horário do dia desde que você esteja com fome!

A única exceção é após a prática de exercícios, nessas situações alimentos ricos em gordura como o ovo cozido devem ser deixados de lado e podemos dar preferência para alimentos ricos somente em proteína e carboidratos (de boa qualidade). Exemplos de boas refeições pós treino:

  • Batata com filé de frango
  • Shake de whey batido com uma fruta e água
  • Arroz com alcatra

Benefícios de se comer ovo cozido:

Agora você já está sabendo que comer ovo cozido não engorda, que ele é o segundo alimento mais completo na natureza, que ele é rico em vários nutrientes e essencial para a saúde, mas para terminar com chave de ouro, vamos ver alguns dos benefícios de se comer ovo cozido:

  • Auxilia o desenvolvimento muscular

A combinação de vitaminas e as proteínas de ótima qualidade presentes no ovo fazem dele um dos melhores alimentos quando se está procurando a manutenção de massa magra. Por isso o ovo deve ser um dos principais alimentos da dieta de pessoas que procuram hipertrofia ou definição muscular.

  • Ajuda a emagrecer

O ovo cozido é um ótimo alimento para emagrecer, sua composição nutricional auxilia no quadro hormonal e consequentemente é um ótimo aliado para quem busca a perda de peso.

Além disso, ele não causa picos de açúcar no sangue, evitando a ação de hormônios como a insulina que são necessários para o acúmulo de gordura.

  • Essencial para o desenvolvimento do cérebro

As ótimas vitaminas presentes no ovo são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e pro desenvolvimento da memória e do sistema nervoso.

  • Melhora a saúde da pele, unhas e cabelo

As ótimas vitaminas presentes no ovo são indispensáveis para a boa saúde e aparência da pele, unhas e cabelo. Ajudando a combater o envelhecimento e mantendo a aparência jovem.

  • Saúde dos olhos

A excelente vitamina A presente no ovo é essencial para manter a saúde dos olhos e evitar diversos problemas oculares, combatendo a degeneração ocular.


Além dos já citados, o ovo ainda traz vários outros benefícios para a nossa saúde que você pode conferir aqui no blog.

O importante de hoje é que você saia sabendo um pouco mais e com a certeza de que comer ovo cozido NÃO engorda.

Para quem quiser um pouco mais de conhecimento sobre alimentação, entender como e porque engordamos, recomendo muito este livro:

Por que engordamos e o que fazer para evitar? – Gary Taubes – Clique aqui

 

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.