Comer Morango Engorda? – Verdade ou só um Mito?

Cada vez mais aparecem reportagens e artigos falando que comer frutas engorda e outras palavras parecidas, mas será mesmo verdade? Será que comer morango engorda ou tudo isso não passa de mitos fabricados pela imprensa para ganhar acessos?

É fato que a dieta low carb está ganhando cada vez mais exposição na mídia (merecidamente). Essa explosão e difusão do conhecimento de dietas Low Carb vem afetando completamente o mercado e o jeito de pensar na alimentação.

A dieta Low Carb, ataca a obesidade através de um ponto de vista diferente da maioria das dietas e vem se mostrando extremamente eficaz. Enquanto a maioria das dietas propões uma redução no consumo de calorias e um aumento do gasto delas, a low carb vai por outro caminho.

A Dieta Low Carb se baseia unicamente na resposta fisiológica e hormonal que os alimentos causam em nosso corpo.

Ao comermos alimentos com muito açúcar, nossos níveis de glicose no sangue aumentam e estimulam a secreção de um hormônio chamado insulina, responsável por estocar o excesso de açúcar do sangue em outros tecidos.

Essa ação da insulina é uma das principais responsáveis pelos altos níveis de obesidade atuais. A maioria das pessoas comem frequentemente, e se não bastassem as refeições frequentes, a maioria delas ainda são produtos industrializados ricos em açúcar que estimulam a insulina várias vezes por dia.

A dieta Low Carb tem a intenção de controlar a secreção desse hormônio, quanto menos insulina for necessária, menos gordura nosso corpo vai estocar e mais gordura vai queimar com a ajuda de outros hormônios que atuam justamente quando a insulina não está presente.

É por conta desse princípio que muita gente vem falando mal das frutas e sai dizendo por aí que comer morango engorda. A maioria das frutas realmente são compostas quase que exclusivamente por carboidratos (que são metabolizados pelo nosso corpo como açúcar). Mas até que ponto o consumo de frutas como o morango realmente engorda?

A verdade é que cada fruta é diferente em sua composição nutricional, algumas tem mais carboidratos, outras menos, algumas são absorvidas mais rápidas, outras de maneira mais lenta, e tudo isso influencia. A maneira mais fácil e popular de descobrir essa informação das frutas é consultar o IG delas.

O IG é um índice que mede quanto cada alimento vai influenciar nos níveis de açúcar no nosso sangue! A partir dessa tabela você consegue descobrir por exemplo, se o morango realmente engorda ou não.

A gente já fez um artigo aqui falando sobre o índice glicêmico do morango, e ele é uma das poucas frutas de baixo IG. Ou seja, causa uma diferença extremamente pequena nos níveis de açúcar no sangue se for consumido com bom senso!

Em momentos onde é necessário perder muito peso, eliminar as frutas de médio e alto IG, até alcançar o peso ideal pode sim ser uma estratégia bem eficiente, já que as frutas assim como qualquer outra fonte de carboidrato vão sim estimular a insulina e se consumidas em excesso podem impedir o emagrecimento.

Como em todas as situações, o bom senso se faz necessário, comer morango não engorda e não vai te impedir de perder peso se você controla todo o resto de sua alimentação.

O morango é uma fruta de baixo IG, cheia de vitaminas e nutrientes e contém até mesmo algumas propriedades que ajudam a perder peso. Portanto se você ouviu alguém falando por aí que comer morango engorda, pode replicar de boca cheia que isso é MENTIRA!

 

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