Tomar Café pode fazer Mal pro Fígado? – Descubra a Verdade!

Hoje é dia de conversarmos um pouco sobre o nosso amado cafézinho, você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo? Ele só perde pra água, mas mesmo sendo tão popular, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre o café, e hoje vamos solucionar um deles:

Será que tomar café faz mal pro fígado? Ou ele pode ajudar no bom funcionamento do fígado que é tão importante?

.

Por que o Café é tão polêmico?

Infelizmente quando a gente procura saber um pouco mais sobre o café pedindo a opinião dos outros ou em fontes aleatórias pela internet, acabamos nos deparando com muitas informações erradas e mentiras sobre essa bebida.

Ainda são muitos mitos que circulam por aí simplesmente por conta daquele folclore popular e antigas crenças, sem nenhuma evidência científica.

O fato é que por conta dos efeitos quase instantâneos da cafeína, o café sempre acabou chamando muita atenção e atraindo diferentes tipos de comentários, e assim foram se criando vários argumentos sem evidência nenhuma e que infelizmente persistem até hoje.

Porém, é nossa missão aqui no site acabar com esses boatos e espalhar a informação verdadeira, assim como você também vai poder contrariar as mentiras e falar a verdade a partir de hoje.

café faz mal pro fígado

Café faz mal pro fígado?

Entre os VÁRIOS mitos que ainda circulam por aí sobre o segundo produto mais comercializado no mundo (perde apenas para o petróleo), um dos mais frequentes é de que o Café faz mal pro fígado.

Então, pra desbancar logo de início essa lenda: Não existe nenhuma evidência científica mostrando que o café faz mal pro fígado.

Na verdade, vários estudos científicos vem sendo realizados para descobrir os reais efeitos do café sobre o fígado e todos eles vem mostrando que além de não fazer mal, o nosso santo cafézinho ainda ajuda a prevenir e combater doenças hepáticas.

Enfim, o mito de que o café faz mal pro fígado já está tão fora de cogitação que os próprios médicos que estudam e se atualizam, já estão conscientes dos benefícios do café para o fígado e indicam o consumo da bebida conforme o estudado pelos pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, a quantidade ideal de consumo do café é de 3 a 5 xícaras por dia, já que menos que isso parece ser insuficiente para apresentar benefícios e mais pode começar a atrapalhar a rotina por conta dos efeitos estimulantes da cafeína.

Café e seus benefícios para o Fígado:

Como vimos acima, já está mais que provado em diversos estudos e artigos os benefícios do café para o fígado. Já são dezenas de estudos que mostram que sim, tomar café todos os dias faz bem pro fígado. Entre esses benefícios comprovados estão:

  • Menores riscos de obesos apresentarem Esteatose Hepática
  • Prevenção do Câncer de Fígado
  • Reduz a velocidade da evolução de doenças hepáticas para cirrose

Além dos já citados, o café consegue bloquear o desenvolvimento de algumas circunstâncias perigosas ao fígado e por conta de tudo isso ganhou o status de ser o único alimento que comprovadamente faz bem pro fígado.

Mas apesar de seus benefícios, os médicos relembram que o café é um ótimo auxiliar para tratar doenças e problemas no fígado, mas não é um tratamento e nem faz milagres, portanto sempre procure um médico para receber o diagnóstico e as orientações adequadas.

café e problemas hepáticos

Quem deve evitar o café?

Apesar de fazer muito bem, existem alguns cuidados que realmente devemos tomar com o café e ele pode até mesmo se tornar perigoso para algumas pessoas. Portanto, se você se enquadra em alguma das situações abaixo, o ideal é evitar o consumo da bebida.

  • Intolerância ou Sensibilidade a Cafeína
  • Sofre com Insônia
  • Tem arritmia cardíaca

Chás também fazem bem ao fígado?

É fato que nos mesmos sites que lemos sobre os malefícios do café ao fígado, encontramos indicações para abusarmos de chás como o chá preto e o chá verde, mas se você vinha seguindo essas orientações o meu conselho é que pare o quanto antes.

A verdade é que os pesquisadores também realizaram estudos para verificar se o chá verde e o chá preto apresentavam a mesma eficiência do café na prevenção e tratamento de doenças no fígado, e os resultados foram negativos.

Além de não apresentar resultados, o consumo de chá verde e outros (principalmente em excesso) já se mostrou um fator perigoso para o fígado, já que a catequina presente no chá verde pode apresentar um efeito tóxico, algo indesejável para quem já tem ou corre risco de doenças hepáticas, portanto o melhor é evitar o consumo destes chás e ficar com o cafézinho mesmo, de preferência sem açúcar!

café cirrose esteatose figado bem ou mal ajuda ou piora

Agora conta pra mim, você já deixou de beber café por acreditar que ele fizesse mal pro fígado?

Summary
Review Date
Reviewed Item
Café faz mal pro fígado?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.