Café e Pressão Alta – Qual a relação? Ajuda ou piora a situação?

O Café é uma das bebidas mais deliciosas e mais populares no mundo todo, é difícil viajar para algum lugar do globo e não se deparar com diferentes opções de cafeterias sempre cheias, sem falar na quantidade enorme de pessoas apressadas que circulam pelas ruas com seus copões de café.

Apesar de sua popularidade e de ser uma das bebidas mais amadas por seus efeitos para o foco e a concentração, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre o café e hoje vamos desvendar um deles: Qual a relação do café com a pressão alta? Será que o café pode causar hipertensão?

.

O Café pode aumentar a pressão?

Existem muitas dúvidas e mentiras que circulam por aí em relação ao café, e uma muito comum é essa relação do café com a pressão arterial já que por muito tempo a recomendação de médicos era de que pessoas com problemas de pressão deveriam evitar o café, já que a bebida poderia causar pressão alta e trazer problemas aos pacientes.

Mas afinal, com o passar dos anos e o avanço das pesquisas, foi descoberto que quem tem pressão alta pode tomar café sem problema nenhum.

Várias pesquisas já evidenciaram que o consumo frequente de café, mesmo em quantidades acima do normal, não causam problemas de pressão a longo prazo e todos os amantes do café podem tomar sem medo de acabar com algum problema cardíaco.

A única recomendação dos médicos é de que se evite a bebida logo antes de medir a pressão, já que quando bebido ocasionalmente ou durante períodos curtos o café pode sim aumentar a pressão vagarosamente, porém, não a ponto de causar nenhum problema.

Portanto, foi concluído que sim, o café pode causar pressão alta, mas somente por breves períodos de tempo e principalmente em pacientes que raramente bebem o cafézinho.

A longo prazo e consumido regularmente, não há nenhum alarme para quem sofre de pressão alta e não quer abandonar seu café pretinho, já que ele pode trazer inclusive muitos benefícios, principalmente quando tomado sem açúcar!

cafe causa pressao alta

Tenho Pressão Alta – Posso Tomar café?

Então gente, como a gente viu acima, já existem estudos que analisaram pacientes por mais de 30 anos e comprovaram que não existem riscos de tomar café, mesmo com pressão alta, e a bebida está mais que liberada.

As pessoas analisadas pelo estudo eram divididas em dois grupos, um que consumia café regularmente e outro que não. Os resultados e casos de Hipertensão foram os mesmos em ambos os grupos, mesmo em pacientes que tomavam mais de 3 xícaras de café por dia.

O estudo comprovou que não tem relação entre a pressão alta e o consumo de café, e não faltam outros estudos evidenciando os benefícios dele. Porém, existem sim casos onde o consumo de café não é recomendado e falaremos sobre isso mais abaixo…

café pressão alta

O Que fazer para controlar a pressão sanguínea?

Bom, você provavelmente chegou aqui se perguntando se o consumo de café preto pode aumentar a pressão, então é bem provável que você ou alguém de sua família sofra com problemas de pressão arterial não é?

Por isso eu resolvi deixar algumas dicas de cardiologistas para você manter a pressão sanguínea controlada:

  • Consuma mais alho e vegetais
  • Comece a meditar e evite o estresse
  • Evite produtos industrializados
  • Não fume ou beba
  • Pratique exercícios físicos
  • Procure ficar no peso ideal
  • Reduza o consumo de sal
  • Suplemente Ômega 3 e Vitamina D
  • Tenha um sono de qualidade (Longe de eletrônicos e por 8 horas)

Seguindo essas dicas é certo que você não só vai manter sua pressão melhor controlada mas também irá evitar vários outros problemas de saúde, vivendo uma vida mais saudável, feliz e sem precisar se preocupar com o saudável hábito do cafézinho (sem açúcar, por favor hehe).

café hipertensão

Tomar Café pode ser perigoso?

Assim como tudo na vida, nem tudo é bom pra todo mundo né?

Quase tudo tem exceções e algumas circunstâncias que podem contrariar a regra geral e com o café não é diferente.

A primeira situação é que tudo em exagero faz mal, e o café por ser uma bebida estimulante, pode ser ainda mais prejudicial quando consumido em excesso, chegando até mesmo a viciar em alguns casos, por isso o ideal é manter o bom senso e fazer algumas pausas durante alguns dias ocasionalmente.

A segunda situação onde o café pode ser perigoso, é no caso de pessoas com intolerância ou sensibilidade a cafeína, nesses casos o café passa a causar efeitos extremos que realmente podem acabar atingindo o paciente. Nesses casos, o ideal é procurar um médico que vai cuidar do paciente individualmente.

 

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Be the first to comment on "Café e Pressão Alta – Qual a relação? Ajuda ou piora a situação?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.