7 Benefícios do Iogurte Desnatado! – Será que ele Engorda ou Emagrece?

Para quem controla as calorias que come e quer emagrecer, o iogurte desnatado sempre aparece na dieta. É um alimento saudável, natural, com poucas calorias e gorduras e ainda é rico em proteínas. Mas quais são os benefícios do Iogurte Desnatado? Será que ele realmente ajuda a emagrecer ou o iogurte desnatado engorda?

O Iogurte Desnatado

O Iogurte é um alimento incrível e não por nada, é popular praticamente no mundo todo. Não importa o país em que você esteja, basta ir à um supermercado e é certo que você vai encontrar um corredor cheio de opções.

Entre uma imensidão de sabores e tipos diferentes de iogurte, um dos mais indicados para quem está fazendo dieta e procurando emagrecer é o iogurte desnatado, pois é uma opção com um valor bem baixo em calorias se comparado ao iogurte integral.

Essa diferença nas calorias ocorre pois o iogurte desnatado tem como diferencial uma quantidade extremamente baixa ou nula de gorduras. Ou seja, o iogurte desnatado ainda tem o cálcio e todos os outros benefícios do iogurte, mas a gordura é retirada.

Por isso ele se tornou tão popular, mas cuidado, não é simplesmente porque o iogurte é desnatado que ele é saudável e lá no final do artigo eu dou uma dica para você não cair em armadilhas.

Então, para saber tudo sobre o iogurte desnatado, hoje vamos ver:

  • Quais são os Benefícios do Iogurte Desnatado?
  • O Iogurte Desnatado Emagrece?
  • O Iogurte Desnatado Engorda?
  • Dicas Especiais

desnatado engorda ou emagrece

Quais são os Benefícios do Iogurte Desnatado?

  • Rico em cálcio

Muita gente anda tentando tirar essa característica do iogurte desnatado, falando que é mentira, mas querendo ou não, o iogurte é uma fonte extremamente boa de cálcio.

O cálcio é muito importante em diversas funções dentro do nosso organismo, mas o benefício do iogurte desnatado que mais se destaca por conta desse mineral é a manutenção da saúde de nossos ossos.

Portanto, um dos benefícios do iogurte desnatado é a prevenção de doenças como osteoporose que atingem muita gente com o passar dos anos.

  • Melhora a Flora Intestinal

Você já ouviu falar da importância da flora intestinal?

Ela é um universo que existe dentro de nós, onde vivem muitas bactérias que estão influenciando sua vida agora, sem você sequer perceber.

Um dos benefícios do iogurte desnatado é melhorar essa flora intestinal, refletindo em vários outros benefícios que podem impactar sua vida, como uma melhora significativa na sua imunidade, melhora cognitiva e muito mais.

  • Fonte de Vitaminas e Minerais

Muita gente quando entra em dieta só se preocupa com o número de calorias que ingere por dia, se está comendo muito ou não, e esquece completamente de se preocupar com os micronutrientes como as vitaminas e minerais.

Um dos benefícios do iogurte desnatado é que ele é um alimento com poucas calorias mas que é uma ótima fonte de diversos minerais e vitaminas, como as vitaminas do complexo B por exemplo.

  • Diminui o Stress

Pouca gente sabe, mas cada vez mais pesquisas científicas são publicadas falando que nosso intestino é o segundo cérebro do ser humano, e que ele tem um papel muito mais importante que imaginamos.

Os probióticos presentes no iogurte desnatado trazem um perfil mais saudável às bactérias do nosso intestino e isso se reflete em toda a nossa saúde, melhorando até mesmo os níveis de stress, ajudando ativamente a melhorar nosso humor.

iogurte com aveia e granola engorda?

  • Combate a Prisão de Ventre

Um dos benefícios do iogurte é ativar o movimento intestinal e combater a prisão de ventre, um problema que atinge muita gente hoje em dia e muitas vezes é a causa de um “aspecto inchado”.

  • Promove o Ganho de Massa Muscular

Por ser rica em proteínas e melhorar a qualidade da nossa microbiota, o iogurte é um ótimo alimento para quem faz academia e quer obter hipertrofia, ou seja, quer ganhar músculos.

  • Ajuda a Emagrecer

Deixei por último o nosso grande destaque entre os benefícios do iogurte desnatado: ele ajuda a emagrecer!

Isso mesmo, iogurte desnatado emagrece e é um super aliado para quem está em uma fase de dieta, procurando perder alguns quilos de gordura.

O Iogurte Desnatado ajuda na perda de peso pois é um alimento com ótimo valor nutricional, são poucas calorias recheadas com proteína, micronutrientes e probióticos, um alimento praticamente perfeito.

Comer Iogurte Desnatado Emagrece?

Pois é gente, como vimos acima nos benefícios do iogurte desnatado, um dos maiores e melhores é que o iogurte desnatado ajuda a emagrecer.

Isso mesmo, se você está de dieta e não sabe se pode ou não comer o iogurte desnatado, saiba que está mais do que liberado. Vale a pena incluir esse alimento na sua dieta por mil razões diferentes.

Mas é claro que só comer o iogurte desnatado não vai fazer você perder quilos e quilos milagrosamente, por isso, eu sempre gosto de contar como eu consegui emagrecer.

Depois inclusive vou falar como você pode até engordar comendo iogurte desnatado, mas no final do post dou umas dicas para você não cair em nenhuma cilada.

beneficios do iogurte desnatado

Por que e como o Iogurte Desnatado ajuda a Emagrecer?

  • O Iogurte Desnatado tem Poucas calorias

O primeiro fator que faz o iogurte ajudar a perder peso é sua baixa quantidade de calorias. Como eu não canso de falar aqui no blog, emagrecer é simples, basta comer menos calorias do que o seu corpo gasta. Fazendo isso diariamente e mantendo esse déficit calórico, você irá perder peso.

Entre carboidratos, proteínas e gorduras, as gorduras são o macronutriente mais calórico, tendo cerca de 9kcal a cada 1g de gordura – e apenas 4kcal a cada 1g de carb ou prot.

Como sabemos, o iogurte desnatado tem sua gordura retirada, e isso acaba diminuindo muito as calorias se compararmos com o iogurte integral.

  • O Iogurte Desnatado é rico em Proteínas

Tirando as gorduras presentes no iogurte, o iogurte desnatado possui uma proporção maior de proteínas, que é o macronutriente essencial para a construção de massa magra.

E quanto mais músculos você tiver no corpo, maior é a sua capacidade metabólica para queimar gordura.

  • Flora Intestinal Saudável

O Iogurte Desnatado vai ajudar a melhorar nossa flora intestinal, assim, nosso corpo irá aproveitar melhor os alimentos que ingerimos, além de diminuir fatores que ajudam a engordar como o stress e a inflamação.

Comer Iogurte Desnatado Engorda?

Como eu falei antes, emagrecer ou engordar é um processo complexo que depende de muitos fatores, mas pode ser entendido de maneira simplificada com uma fórmula bem simples:

Comer mais calorias do que seu corpo utiliza = Engordar

Comer menos calorias do que seu corpo utiliza = Emagrecer

Comer a mesma quantidade de calorias que seu corpo gasta = Manter o peso

Portanto, o iogurte desnatado é um alimento extremamente bom para quem está de dieta e procura perder peso, MAS, isso não quer dizer que você pode sair que nem um adoidado comendo um monte de iogurte desnatado e achar que vai continuar perdendo peso.

Tudo tem um limite e com o iogurte desnatado não é diferente. Se você passar da quantidade de calorias utilizadas pelo seu corpo, não tem jeito, o ponteiro da balança vai subir do mesmo jeito.

A grande diferença é que é muito mais difícil você comer uma quantidade enorme de calorias comendo iogurte desnatado do que se você comer chocolate.

100g de iogurte desnatado = 35 calorias

100g de chocolate = 536 calorias

iogurte desnatado emagrece

Dicas Especiais para o Iogurte Desnatado:

Bom gente, se você leu tudo até aqui, você vai sair desse artigo quase um especialista em iogurte desnatado, seus benefícios e se ele engorda ou não, mas antes de me despedir, vou deixar algumas dicas que eu acho que podem até ajudar ainda mais:

  • Olhe as Informações Nutricionais no Rótulo

O Simples fato de o iogurte ser desnatado, não quer dizer que é um alimento com poucas calorias. Alguns fabricantes retiram a gordura do iogurte mas por outro lado, entopem o produto com açúcar.

Portanto, dê aquela checada nas informações nutricionais do iogurte e verifique a quantidade de carboidratos. Se você quer emagrecer, procure aquela opção que tem a menor quantidade de carboidratos e a maior quantidade de proteínas possível.

  • Adicione um pouco de Whey

Outra coisa que eu gosto muito de fazer é tomar o iogurte desnatado no pré ou no pós treino, mas pra isso eu sempre adiciono um pouco de whey junto com o iogurte, aumentando a quantidade de proteínas da porção de iogurte.

Gosto de pegar o iogurte natural desnatado que é meio azedinho e sem sabor e adiciono o whey que deixa ele mais gostoso e proteico.

  • Melhorando a qualidade nutricional do iogurte desnatado

Além do whey, podemos adicionar outros “toppings” que vão melhorar ainda mais o perfil nutricional do iogurte desnatado, eu gosto de usar alguns:

  • Aveia
  • Cacau
  • Canela
  • Frutas
  • Oleaginosas

dicas iogurte desnatado


Gostou desse artigo sobre os benefícios do iogurte desnatado e outras informações?

Compartilhe ele e ajude outras pessoas!

Summary
Review Date
Reviewed Item
7 Benefícios do Iogurte Desnatado! - Será que ele Engorda ou Emagrece?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.