Abacaxi Engorda ou Emagrece? – Descubra a VERDADE!

É bem comum aqui no blog eu receber algumas perguntas do tipo “Comer Abacaxi Engorda ou Emagrece?”. Por isso eu gosto muito de fazer esses posts explicando tudo que você precisa saber para descobrir se comer abacaxi emagrece mesmo ou se ele pode engordar.

Para deixar bem claro e responder todas as dúvidas de quem ainda não sabe se o abacaxi emagrece ou engorda, eu dividi o artigo de hoje em 4 subtítulos diferentes:

  • Comer Abacaxi Engorda ou Emagrece?
  • Como o Abacaxi ajuda a Emagrecer?
  • Dicas para não engordar comendo abacaxi!
  • Como emagrecer comendo de tudo?

Espero que assim eu possa esclarecer a pergunta e trazer uma luz para todo mundo que está tendo dificuldades para alcançar seus objetivos na dieta.

abacaxi engorda ou emagrece

Comer Abacaxi Engorda ou Emagrece?

Então gente, a grande verdade é que não existe nenhum alimento que emagreça ou engorde por si só. Nosso corpo segue uma regra básica, muito fácil de entender:

Nosso corpo precisa de X calorias.

Quando comemos mais calorias do que X, nosso corpo estoca esse excedente como gordura – ou constrói massa magra.

Quando comemos menos calorias do que X, nosso corpo precisa buscar essas calorias, que nós não estamos oferecendo através da comida, dentro do nosso corpo, nos fazendo emagrecer.

Tudo aquilo que comemos tem uma certa quantidade de calorias, e sempre que acabamos comendo demais, vamos engordar, independente de estarmos falando de chocolate ou abacaxi. Mas é claro que o assunto é mais complexo e sim, existem alguns alimentos que irão nos ajudar a emagrecer e outros que vão nos ajudar a engordar.

Mas e o abacaxi engorda ou emagrece?

A verdade é que o abacaxi pode facilmente ser incluído no grupo de alimentos que nos ajudam a emagrecer, portanto, o abacaxi emagrece sim!

É claro que não adianta passar o dia se entupindo de abacaxi e esperar emagrecer, por isso é preciso comer quantidades controladas.

Como falei antes, tanto abacaxi quanto o chocolate podem engordar, se forem comidos em excesso.

abacaxi emagrece

Por que o Abacaxi emagrece e o Chocolate engorda?

Você deve ter ficado pensativo com o que falei sobre o abacaxi e chocolate, por isso vou mostrar pra vocês porque eu digo que o abacaxi é um bom alimento para sua dieta e o chocolate não é.

100g de Abacaxi

  • 48 calorias
  • 12g de carboidratos
  • 0g de gordura
  • 0g de proteína
  • 1g de fibra
  • Rico em micronutrientes (Vitaminas e Minerais)

100g de Chocolate

  • 532 calorias
  • 67g de carboidratos
  • 32g de gorduras
  • 7g de proteína
  • 0g de Fibra
  • Pobre em micronutrientes e rico em açúcar refinado

abacaxi ajuda emagrecer ou engorda

Como o Abacaxi Emagrece?

  • Calorias

Como mostrei acima pra vocês, 100 gramas de abacaxi tem apenas 48 calorias, o que é um número bem baixo e faz com que o abacaxi ajude a perder peso.

Existem outras frutas que tem ainda menos calorias, um exemplo é o morango, e já falamos sobre ele ser também uma ótima fruta para quem quer emagrecer. Clique aqui para ver como o morango emagrece.

  • Micronutrientes

Um dos grandes diferenciais entre os alimentos industrializados e os naturais, é que alimentos naturais como o abacaxi ajudam a emagrecer e a ter uma saúde muito melhor por conta dos micronutrientes.

Os micronutrientes mais conhecidos são as vitaminas e minerais, eles não contém calorias, mas são mais do que essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, metabolismo, sistema hormonal, qualidade da pele, etc.

  • Bromelina

A Bromelina é uma enzima que está presente no Abacaxi e que faz dele um alimento ainda mais interessante, principalmente para quem faz musculação e quer construir massa magra para ficar com um corpo mais bonito.

Isso porque a bromelina é uma enzima responsável por auxiliar no processo de digestão das proteínas consumidas, melhorando o aproveitamento desse macronutriente tão importante.

  • Diurético

Apesar de não influenciar diretamente na queima de gordura, o efeito diurético do abacaxi emagrece pois ajuda a eliminar a retenção de líquidos, removendo aquele aspecto inchado que tanto incomoda.

  • Outros benefícios

Além de tudo que já citamos para provar que o abacaxi emagrece e não engorda, ele ainda tem vários outros benefícios que nos ajudam na busca por uma vida mais saudável. Entre esses benefícios podemos citar uma melhora na flora intestinal, no funcionamento do intestino, na pele, na imunidade, e muito mais.

abacaxi engorda perder peso

Dicas para não engordar comendo abacaxi

  • Não exagerar na quantidade

O primeiro passo para não engordarmos comendo abacaxi é aquele que sempre ressalto aqui no blog, qualquer alimento comido em exagero, vai engordar.

Portanto, se você quer comer abacaxi e emagrecer, não bote o pé na jaca no abacaxi. Se controle e procure comer com moderação.

  • Não adicionar “toppings”

Sabe quando a gente vai comer um açaí na tigela, e por ter substituído o milkshake extra grande por uma super bacia de açaí a gente acha que tem direito de sair adicionando tudo que é coisa?

Leite ninho, nescau, brigadeiro, leite condensado, açúcar, canela, granola, castanhas, confeitos, etc…

Eu sou assim, não sei vocês hehehe

Pois é, esse é um dos maiores problemas, muitas vezes por estarmos comendo uma coisa saudável a gente acaba enchendo de porcaria em cima que no final acaba deixando o abacaxi mais calórico que o sorvetão que a gente deixou de lado.

  • Substituir a sobremesa

Uma dica que eu dou para o pessoal que quer emagrecer, mas todo dia após o almoço não consegue resistir a tentação de uma sobremesa, é substituir as tortas, mousses e sorvetes por duas fatias de abacaxi, um potinho de morangos ou um pouco de salada de frutas sem açúcar.

  • Tempere com canela

Já escrevi um artigo falando só sobre como comer abacaxi com canela ajuda a queimar gordura, então clique aqui e confira.

abacaxi para emagrecer

Como emagrecer comendo de tudo?

No dia a dia meus amigos e conhecidos que ainda não sabem como eu fiz para emagrecer sempre ficam impressionados pois eu como tudo aquilo que tenho vontade, com moderação é claro, e continuo conseguindo emagrecer e perder peso constantemente.

A maioria deles já conhece a minha história e sabem que hoje eu faço a dieta flexível, que eu já expliquei basicamente como funciona aqui.

A dieta flexível é simplesmente um estilo de se alimentar que vai mudar a forma como você encara a sua alimentação. A dieta flexível nos permite comer de tudo, desde que não exageremos nas quantidades, pois precisamos alcançar certas quantidades de cada macronutriente (proteínas, carboidratos e gorduras).

Hoje eu já não me estresso mais com dieta, é claro que tem o pequeno inconveniente de ao menos no início, pesar os alimentos, depois de um tempo nos acostumamos e vamos desenvolvendo a percepção de saber aproximadamente o peso no olhômetro.

Enfim, a chave é mantermos a consistência, não adianta entrar em uma dieta da moda onde você vai se alimentar bem durante a semana e no final de semana comer tudo que vê pela frente.

A maioria das dietas que ficam famosas são muito restritivas e quase sempre geram o mesmo resultado: Privam a pessoa de comer as coisas que gosta e fazem ela desenvolver uma compulsão alimentar.

No curto prazo você até pode perder peso, mas no final acaba chutando o balde e o peso volta ao que era antes e muitas vezes a balança sobe mais ainda.

Espero ter ajudado vocês, se você ficou com qualquer dúvida, deixe um comentário, será um prazer te ajudar a viver uma vida mais saudável.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Abacaxi Engorda ou Emagrece?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Be the first to comment on "Abacaxi Engorda ou Emagrece? – Descubra a VERDADE!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.